Os funcionários são os melhores embaixadores de uma marca? Sim definitivamente.
A credibilidade é um dos pilares sobre o qual se constrói e, sobretudo, se mantém uma imagem de marca. Desconsiderar a importância do cuidado com os integrantes de uma organização não é apenas negativo para a produtividade, mas pode afetar seriamente a confiança dos clientes na empresa.
As empresas mais bem-sucedidas no mercado muitas vezes são justamente aquelas para as quais todos desejam trabalhar: aquelas que investem em Employer Branding e em iniciativas que geram maior engajamento . Quem hoje não tem certeza de que ter funcionários felizes impacta diretamente no resultado está com os dias contados em um mundo conectado em que a informação é gerada e buscada igualmente, seja você funcionário ou cliente.
Infelizmente, é comum encontrarmos o caso oposto, onde os colaboradores fazem mais reprovações do que elogios à empresa e, portanto, a percepção externa da marca é afetada.
Não só os Millennials valorizam as organizações onde lhes é permitido contribuir e desenvolver o seu lado profissional, como praticamente todos querem trabalhar em ambientes onde a sua participação seja incentivada e as suas contribuições sejam reconhecidas . Quando um colaborador sente que é ouvido ativamente e que as suas decisões também alimentam o sistema, sente-se parte dos sucessos, pelo que a sua predisposição para falar com uma atitude positiva será muito maior.
O melhor testemunho que podemos encontrar de um produto ou serviço, seja qual for a sua natureza, é o das pessoas que o realizam. Se um funcionário, fora de seu ambiente imediato de trabalho, transmite com franqueza uma imagem positiva sobre sua experiência na sua empresa, gera-se muito mais confiança nele do que conseguiríamos com enormes outdoors ou contratando o influenciador que está na moda para falar sobre nós .
Algumas empresas cometem o erro de investir muitos recursos em marketing ou publicidade e esquecem o impressionante potencial dos seus principais embaixadores: os seus colaboradores.
Fazer com que os membros de uma organização sejam seus principais aliados envolve gerar uma cultura corporativa forte, onde os funcionários estejam envolvidos e sintam que sua paixão e comprometimento são recíprocos.
Através da promoção de recompensas adequadas e justas pelo esforço, da comunicação interna fluida e transparente, de métodos que permitam ser ouvido qualquer membro da organização, da geração de processos de feedback 360º que permitam aos colaboradores e à empresa melhorarem e desenvolverem-se em conjunto podem contribuir para que sejam autênticos embaixadores de uma marca .
Porque afinal lembrar de procedimentos, dados ou mensagens corporativas não é comum, mas as pessoas nunca esquecem como você as faz sentir. E tenha certeza de que eles acabarão falando sobre isso.