Tem certeza de que sua equipe sabe quais são os objetivos da empresa? Como comunicar os objetivos em mudança?
Nos esforçamos muito para encontrar o profissional certo para atender às nossas necessidades e, na melhor das hipóteses, assim que você ingressar, explicaremos quais serão suas tarefas, responsabilidades e objetivos. Mas comunicamos novamente os seus novos objetivos quando eles mudam ou quando novos são gerados?
Até há pouco tempo, os objectivos de uma empresa e dos seus profissionais estavam enquadrados em Planos Estratégicos de 3 ou 5 anos, pois se supunha que o que alcançássemos dependeria da melhor ou pior execução desse plano. O contexto dificilmente poderia afetar. Mas hoje os mercados e as suas variações são impostos, fazendo com que as organizações que pretendem manter-se competitivas tenham que se adaptar em períodos de tempo extraordinariamente curtos .
E como aplicamos isto às pessoas que, em última análise, têm de executar essas mudanças estratégicas e redirecionar as suas tarefas? Nenhuma organização pode permitir que o conhecimento dos seus objectivos fique estagnado nos seus Administradores ou gestores intermédios. Todos devem remar na mesma direção, principalmente quando é preciso mudar de rumo para evitar tempestades ou aproveitar correntes de vento mais favoráveis.
As empresas com maior maturidade na gestão de RH utilizaram seus processos de Avaliação de Desempenho como ferramenta para comunicar aos colaboradores o que se esperava deles. Mas o que acontece quando isso é feito apenas uma vez por ano? Dar feedback à sua equipe tarde demais pode ser tão perigoso quanto nunca fornecê-lo .
Muitas organizações já começam a tirar partido da comunicação sistemática com as suas equipas como um factor competitivo fundamental. Através da utilização de sistemas que agilizam o envio de questionários e a análise desta informação, todas as pessoas são informadas, de forma recorrente, sobre como devem adaptar gradualmente as suas atividades aos novos objetivos, de forma a melhor satisfazerem as reais necessidades dos seus clientes. Ao automatizar o processo, poderemos lançar regularmente avaliações de desempenho profissional (mensais, trimestrais, etc.) e assim medir os resultados das nossas ações em tempo real. Desta forma, seremos capazes de alcançar o desejado alinhamento Estratégia-Pessoas e um time to market bem-sucedido .
Baixe um modelo gratuito para definir objetivos