Quando você deseja exibir três séries de dados em um tipo de gráfico de dispersão, um gráfico de bolhas é a escolha ideal. Mostraremos como organizar seus dados e criar um gráfico de bolhas no Microsoft Excel .
Como uma variação do gráfico de dispersão, um gráfico de bolhas é frequentemente usado para mostrar dados financeiros. No entanto, você pode usar esse estilo de gráfico para outros tipos de dados nos quais deseja enfatizar determinados valores como bolhas.
Prepare os dados do gráfico de bolhas
Como o Excel plota os dados que você fornece no gráfico, você vai querer ter certeza de que eles estão organizados corretamente.
Aqui estão os princípios básicos a serem considerados:
- Um gráfico de bolhas não usa um eixo de categoria, mas sim valores.
- Um gráfico de bolhas usa valores para x, y e z, enquanto um gráfico de dispersão usa apenas x e y.
- Organize seus dados de forma que os valores x fiquem na primeira linha ou coluna com os valores y correspondentes próximos e z no final. Lembre-se de que os valores z determinam os tamanhos das bolhas.
- Certifique-se de ter pelo menos quatro linhas ou colunas de dados.
- Não inclua cabeçalhos de linha ou coluna na seleção de dados do gráfico. Caso contrário, poderá não exibir os dados corretamente.
Usaremos os dados abaixo como exemplo para o gráfico de bolhas. Você pode ver que os valores x estão na coluna A, os valores y estão na coluna B e os valores z estão na coluna C.
Crie o gráfico de bolhas
Selecione o conjunto de dados do gráfico arrastando o cursor por ele. Em seguida, vá para a guia Inserir e a seção Gráficos da faixa de opções.
Clique na seta suspensa Inserir gráfico de dispersão ou gráfico de bolhas e escolha um dos estilos de gráfico de bolhas na parte inferior da lista.
Seu gráfico é exibido em sua planilha imediatamente. Você pode ver nossos valores de Quantidade (x) na parte inferior, valores de Custo (y) no lado esquerdo e valores de Vendas (z) como os tamanhos das bolhas.
A partir daqui, você pode arrastar para mover ou redimensionar o gráfico ou personalizá-lo para incluir uma linha de tendência , legenda, rótulos de dados e muito mais.
Personalize o gráfico de bolhas
Você tem algumas maneiras diferentes de personalizar o gráfico de bolhas no Excel. Selecione o gráfico para abrir uma ou mais das visualizações a seguir.
Guia Design de gráfico
Abra a guia Design do gráfico para aplicar um layout diferente, escolher um novo estilo, trocar colunas e linhas ou adicionar um elemento de gráfico.
Guia Formatar
Abra a guia Formatar para usar uma cor de preenchimento, contorno, efeito, WordArt ou texto alternativo.
Formatar barra lateral do gráfico
Clique com o botão direito no gráfico e escolha “Formatar área do gráfico”. Você pode então fazer algumas das mesmas coisas que na guia Formatar. Você pode adicionar uma cor de preenchimento ou borda, aplicar sombra ou brilho e alterar o tamanho ou as propriedades .
Botões de formato de gráfico do Windows
Se você usar o Excel no Windows, também verá três botões aparecerem no lado direito do gráfico de bolhas enquanto ele estiver selecionado.
Elementos do gráfico : adicione, remova ou posicione os títulos dos eixos , barras de erro, rótulos de dados , linhas de grade, legenda e linha de tendência.
Estilos de gráfico : escolha um estilo de gráfico de bolhas diferente ou outro esquema de cores.
Filtros de gráfico : filtre os dados no gráfico por valor ou nome.
Edite os dados do gráfico
Se você editar ou excluir dados do seu gráfico, o gráfico de bolhas será atualizado automaticamente. Mas se você adicionar dados, como outra linha ou coluna, precisará ajustar a seleção de dados.
Siga um destes procedimentos para incluir mais dados no gráfico:
- Selecione o gráfico e arraste o contorno dos dados para incluir os novos dados.
- Clique com o botão direito no gráfico e escolha “Selecionar dados”. Ajuste o intervalo de dados do gráfico.
- Selecione o gráfico e clique em “Selecionar dados” na guia Design do gráfico. Edite o intervalo de dados do gráfico.
Os gráficos são visualizações de dados úteis e atraentes. Portanto, se você tiver um conjunto de dados que um gráfico de dispersão não consegue acomodar, considere um gráfico de bolhas no Excel.
Para saber mais, dê uma olhada em como criar um gráfico de Pareto ou como fazer um gráfico de funil no Excel.