Como encontrar referências circulares no Microsoft Excel

Logotipo do Microsoft Excel

Uma referência circular no Excel acontece quando uma célula que contém uma fórmula depende de alguma forma de seu próprio resultado, criando um loop que não pode ser resolvido. Se quiser interromper esse erro , você precisará localizar e remover essas referências para permitir que o Excel conclua o cálculo. Veja como.

O que são referências circulares no Excel?

Para explicar as referências circulares do Excel com mais detalhes, vamos imaginar um cenário. Um exemplo de planilha do Excel tem três células com valores — A2, A3 e A4.

Cada uma dessas células possui um valor criado usando um cálculo de soma simples. A2 soma os valores de A3 e A4, enquanto A3 é a soma de A2 e A4 e A4 é a soma de A2 e A3. Infelizmente, estes três cálculos não podem coexistir sem causar uma referência circular.

A2 não consegue encontrar a soma de A3 e A4 porque tanto A3 quanto A4 envolvem um cálculo que inclui A2.

Um exemplo de referência circular no Excel

Isso ocorre porque uma célula que contém uma fórmula ou cálculo não pode fazer referência a si mesma (direta ou indiretamente) sem causar um erro de referência circular. É criado um loop infinito de cálculos que não podem ser processados.

Isso significa que você não consegue ver o valor que está procurando – o Excel está travado e não prossegue.

Para a maioria dos usuários do Excel, esse é um resultado não intencional, pois você deseja que o cálculo seja concluído. Para resolver o problema, você precisará procurar as referências e corrigi-las.

Encontrando referências circulares no Excel

O Excel irá alertá-lo se uma referência circular estiver causando um problema em sua pasta de trabalho. Se você não conseguir detectar o erro sozinho, poderá usar o menu “Verificação de erros” para encontrar todas as referências circulares em sua pasta de trabalho.

Recomendado  Como desativar (ou ativar) o Scroll Lock no Microsoft Excel

Usando o menu de verificação de erros

Para encontrar quaisquer referências circulares existentes, abra sua pasta de trabalho e selecione a guia “Fórmulas” na barra de fita. Em seguida, pressione o botão “Verificação de erros”.

No menu suspenso, passe o mouse sobre a opção “Referências circulares” para ver uma lista de todas as referências circulares em sua pasta de trabalho. Para ir para a célula que o contém, selecione a referência da célula no menu.

O menu Verificação de erros no Microsoft Excel

O Excel irá destacar a célula que contém sua referência circular, permitindo que você a resolva manualmente.

Traçando uma referência circular

Se você estiver lidando com fórmulas complexas, pode ser complicado identificar a origem de uma referência circular no Excel devido ao grande número de células precedentes ou dependentes. Células precedentes são células que alteram o valor de uma célula selecionada, enquanto células dependentes são células que requerem o valor da célula selecionada para concluir um cálculo.

Para ajudá-lo a trabalhar com isso, você pode rastrear uma referência circular de volta à fonte usando as ferramentas “Trace Precedents” e “Trace Dependents”. Para traçar uma referência circular no Excel, abra sua pasta de trabalho e selecione uma célula que contém uma referência circular.

Em seguida, selecione Fórmulas > Mostrar Fórmulas. Isso mudará sua pasta de trabalho para visualização de fórmula, permitindo visualizar todas as fórmulas em uso sem selecionar células individuais.

Para mostrar fórmulas no Excel, pressione Fórmulas > Mostrar Fórmulas

Isso não é estritamente necessário, pois o Excel demonstrará visualmente o loop de referência circular usando setas, mas pode ajudá-lo a identificar rapidamente as referências para células problemáticas em uma pasta de trabalho grande.

Com a visualização da fórmula ativa e com a célula que contém a referência circular selecionada, clique no botão “Traçar Precedentes”.

Para rastrear precedentes de células no Excel, pressione Fórmulas > Rastrear precedentes.

Uma seta aparecerá apontando para outras células — observe a trilha da seta para ajudar a identificar a origem do problema.

Para rastrear precedentes de células no Excel, pressione Fórmulas > Rastrear precedentes

Quando terminar, pressione “Trace Dependents” e anote cada célula para a qual ele aponta.

Para rastrear dependentes de células no Excel, pressione Fórmulas > Rastrear Dependentes.

Como antes, anote as células que estão causando o problema. O Excel identificará visualmente o loop de referência circular usando setas e ícones circulares.

Um exemplo de células dependentes em um loop de referência circular no Excel.

Para cada referência circular que você tiver, pode ser necessário repetir essas etapas para obter a resposta completa para resolver o problema.

Corrigindo referências circulares no Excel

A única maneira de realmente resolver uma referência circular no Excel é editar o cálculo que a causa. Se o loop for interrompido, o Excel poderá concluir o cálculo. A maneira mais rápida (e melhor) de fazer isso é substituir as fórmulas que contêm referências de células por valores correspondentes.

Recomendado  Como corrigir erros comuns de fórmulas no Microsoft Excel

Aqui está um exemplo. Vamos supor novamente que três células da sua pasta de trabalho (A2, A3 e A4) contenham cálculos simples que fazem referência entre si. Para resolver a referência circular, você precisaria substituir o cálculo em A2 e A4 por um valor igual.

Um exemplo de loop de referência circular resolvido no Excel

As condições para o cálculo em A3 seriam atendidas, permitindo ao Excel calcular o valor sem criar um loop. Se não quiser usar um valor direto, você precisará se referir a uma referência de célula diferente – uma que não tenha nenhum link existente para a célula selecionada.

Este é um exemplo simples, mas o mesmo princípio se aplica a pastas de trabalho do Excel maiores e mais complexas.