Se você estiver familiarizado com o uso da função IF no Excel, talvez esteja pronto para verificar a função IFS. Com ele, você pode testar várias condições de uma só vez, em vez de usar instruções IF aninhadas.
Usando o IFS, você pode testar até 127 condições em uma única fórmula do Excel. Embora esse número de testes seja provavelmente muito maior do que o necessário, a função é ideal para verificar diversas condições. A fórmula então retorna o valor especificado para a primeira condição verdadeira na instrução.
Use a função IFS no Excel
A sintaxe da função é
IFS(test1, if_true1, test2, if_true2,...)
onde você insere a condição para cada
test
argumento e o valor a ser retornado se o teste for verdadeiro para cada
true
argumento.
Vejamos alguns exemplos básicos.
Retornar valores de referência de célula
Aqui, a condição analisa o número de identificação na célula C2. Quando a fórmula encontra a condição correspondente, de 1 a 5, ela retorna o nome correspondente.
=SEF(C2=1,A2,C2=2,A3,C2=3,A4,C2=4,A5,C2=5,A6)
Para decompor a fórmula, se o valor na célula C2 for 1, retorne o valor em A2, se for 2, retorne o valor em A3, se for 3, retorne o valor em A4, se for 4, retorne o valor em A5 , e se for 5, retorne o valor em A6.
Se você usasse uma instrução IF aninhada em vez da função IFS, sua fórmula ficaria assim:
=SE(C2=1,A2,SE(C2=2,A3,SE(C2=3,A4,SE(C2=4, A5,SE(C2=5,A6)))))
Embora você obtenha o mesmo resultado usando qualquer uma das opções, a fórmula para a função IFS é um pouco menos confusa e não leva muito tempo para ser montada .
Números de retorno
Para outro exemplo do IFS, aplicaremos bônus aos nossos vendedores com base no total de vendas. Aqui está a fórmula:
=SEF(F2>100.000.1000,F2>75.000.750,F2>50.000.500)
Para decompor esta fórmula, se o total na célula F2 for maior que 100.000, retorne 1.000, se for maior que 75.000, retorne 750, e se for maior que 50.000, retorne 500.
Você pode usar a alça de preenchimento para copiar a mesma fórmula IFS para células adjacentes.
Para comparar novamente, aqui está a aparência da fórmula como uma instrução IF aninhada:
=SE(F2>100.000.1000,SE(F2>75.000.750,SE(F2>50.000.500)))
Ao usar a fórmula para a função IFS, você elimina a necessidade de digitar repetidamente IF com parênteses de abertura e lembrar o número correto de parênteses de fechamento no final.
Valores de texto de retorno
Neste próximo exemplo, temos uma lista de funcionários que não concluíram o treinamento. Exibiremos um resultado de texto com base na porcentagem concluída na célula B2. Observe que os valores do texto devem estar entre aspas.
=IFS(B2<50,"Menos que metade",B2=50,"Metade",B2>50,"Mais que metade")
Para quebrar esta fórmula, se o valor na célula B2 for menor que 50, retorne “Menos da metade”, se for igual a 50, retorne “Metade” e se for maior que 50, retorne “Mais da metade”.
Para mais uma comparação, aqui está a aparência da instrução IF aninhada para obter o mesmo resultado:
=SE(B2<50,"Menos que metade",SE(B2=50,"Metade",SE(B2>50,"Mais que metade")))
Pode ser especialmente difícil solucionar erros de fórmulas em declarações longas ou naquelas que precisam de cuidado extra, como incluir aspas. Este é apenas mais um motivo para considerar o uso da função IFS em vez de uma fórmula IF aninhada.
Como a Microsoft explica :
Múltiplas instruções IF requerem muita reflexão para serem construídas corretamente e garantir que sua lógica possa calcular corretamente através de cada condição até o fim. Se você não aninhar sua fórmula com 100% de precisão, ela poderá funcionar 75% das vezes, mas retornar resultados inesperados em 25% das vezes.
A Microsoft continua dizendo que as instruções IF aninhadas podem ser difíceis de manter. Esta é outra consideração ao usar a função IFS, especialmente se você estiver trabalhando em sua planilha com outras pessoas .
Quando você quiser testar diversas condições para uma célula, ou mesmo um intervalo de células, considere usar a função IFS. Para saber mais, aprenda como usar outras funções lógicas do Excel, como AND, OR e XOR .
Dominando as funções do Excel | ||
Funções | MÉDIA · CONCATENAR · CONTAGEM · CONT.SE · DATEDIF · FILTRO · FREQUÊNCIA · FV · HIPERLINK · SE · IFS · IMAGEM · ÍNDICE · É · LEN · MATCH · MEDIANA · RAND · RED · RRI · CLASSIFICAR · SQRT · SUBSTITUIR · SUBTOTAL · SOMA · SUMIF · HOJE · TRIM · TRUNC · PROCV · DIA DA SEMANA · XLOOKUP · ANO | |
Tipos | Básico · Orçamento · Entrada de dados · Lógico · Texto · Hora e data | |
Explicado | Copiando fórmulas · Avaliando fórmulas · Encontrando funções · Corrigindo erros de fórmulas · Funções versus fórmulas · Comparando funções de pesquisa · Bloqueando fórmulas · Estruturando fórmulas · Traduzindo fórmulas |