Como qualquer outro programa, o Microsoft Excel vem com algumas configurações padrão que não funcionam bem para todos. Você pode economizar tempo e energia alterando o que acontece sempre que você abre e trabalha no Excel.
Embora o Microsoft Excel tenha muito mais configurações do que listaremos aqui, essas são algumas das mais comuns que você deve considerar alterar.
Onde acessar as configurações padrão
Para cada uma das configurações listadas abaixo, você irá para o mesmo local inicial para fazer a alteração, que são as Opções do Excel.
Abra o Excel e selecione a guia Arquivo. No canto inferior esquerdo, escolha “Opções”.
Isso abre as Opções do Excel, onde residem cada uma das configurações. Você pode então selecionar a guia de menu correta à esquerda para a configuração correspondente, conforme descreveremos abaixo.
1. Barra de ferramentas de acesso rápido
Uma das melhores configurações para observar ao usar o Excel é a configuração da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido . Este prático local é ideal para realizar tarefas rapidamente. Por exemplo, você pode querer um botão para Salvar como em vez de apenas Salvar ou uma maneira rápida de enviar o arquivo por e-mail.
Selecione “Barra de ferramentas de acesso rápido” e use a caixa suspensa Escolher comandos de para ver uma seleção de opções. Escolha um comando na lista e selecione “Adicionar” para movê-lo para a barra de ferramentas à direita. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
2. Estilo e tamanho da fonte
Outra boa configuração padrão a ser alterada se você tiver uma preferência de fonte é o estilo e o tamanho. Você pode preferir um estilo de fonte específico ou ser obrigado a usar um determinado tamanho em cada nova pasta de trabalho aberta.
Selecione “Geral” à esquerda e vá para a seção Ao criar novas pastas de trabalho. Você verá as duas configurações principais aqui para o estilo de fonte padrão e depois para o tamanho. Faça suas seleções nessas caixas suspensas e clique em “OK” para salvá-las.
3. Visualização de novas planilhas
Embora talvez não seja tão comum quanto alterar a fonte padrão, a visualização usada no Excel pode ser algo que você precisa ajustar. Talvez você sempre trabalhe no modo de exibição de layout de página ou apenas queira abrir novas planilhas no modo de quebra de página.
Selecione “Geral” e vá para a seção Ao criar novas pastas de trabalho. Selecione a caixa suspensa Visualização padrão para novas planilhas e escolha a visualização desejada. Junto com as duas opções mencionadas, você pode escolher “Visualização normal”. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
4. Pasta de trabalho para abrir
Você quase sempre abre a mesma pasta de trabalho no Excel? Você pode fazer uma alteração para que a pasta de trabalho necessária seja aberta automaticamente ao iniciar o Excel.
Existem duas maneiras diferentes de fazer isso acontecer. Um envolve a alteração da pasta XLSTART integrada do Excel, e você pode encontrar detalhes completos sobre esta opção em nossas instruções para abrir determinadas pastas de trabalho automaticamente .
Outra opção mais simples é abrir as pastas de trabalho contidas em uma pasta especificada. Selecione “Avançado” e vá para a seção Geral. Ao lado de Na inicialização, abrir todos os arquivos em, insira o caminho da pasta onde você salvou a pasta de trabalho desejada (você pode copiar o caminho usando o File Explorer ). Clique em “OK” para salvar sua alteração.
5. Número de pastas de trabalho recentes
Se, ao abrir o Excel, você escolher a pasta de trabalho a ser usada na lista Pastas de trabalho recentes, poderá personalizar o número exibido. A lista pode ser bastante longa e talvez você só precise ver suas 10 pastas de trabalho mais recentes, em vez de 50.
Selecione “Avançado” e vá para a seção Exibir. Na parte superior da seção, próximo a Mostrar este número de pastas de trabalho recentes, insira um número ou use as setas para mover para cima e para baixo. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
6. Número de folhas
Ao criar uma nova pasta de trabalho, você pode preferir começar com um número específico de planilhas . Em vez de adicioná-los à medida que avança, você pode abrir novas pastas de trabalho com um determinado número de planilhas.
Selecione “Geral” e vá para a seção Ao criar novas pastas de trabalho. Ao lado de Incluir tantas planilhas, insira um número ou use as setas para escolher o número. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
7. Unidades Governantes
Embora a régua tenha como padrão a unidade de medida para sua região, você pode querer alterá-la para Polegadas, Centímetros ou Milímetros. Isto pode ser especialmente útil se você colaborar com colegas internacionais.
Selecione “Avançado” e vá para a seção Exibir. Use a caixa suspensa ao lado de Unidades de Régua para escolher a que você preferir. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
8. Insira o comportamento principal
À medida que você digita dados em uma planilha, pressionar a tecla Enter move o cursor para a célula abaixo. Mas no seu caso você pode inserir seus dados horizontalmente à direita ou à esquerda. Você pode alterar a direção padrão pressionando a tecla Enter.
Selecione “Avançado” e vá para a seção Opções de edição. Use a caixa suspensa Direção abaixo. Depois de pressionar Enter, Mover seleção para selecionar Baixo, Direita, Cima ou Esquerda. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
9. Casas Decimais
Se você trabalha muito com decimais em suas planilhas de Excel e está sempre alterando as casas decimais , você pode ajustar esse padrão também.
Selecione “Avançado” e vá para a seção Opções de edição. Marque a caixa Inserir automaticamente um ponto decimal e insira um número ou use as setas ao lado de Casas. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
10. Método de cálculo
Por padrão, os cálculos nas pastas de trabalho do Excel são automáticos. Esta é outra configuração que você pode querer alterar se preferir fazê-las manualmente ou apenas automaticamente para tudo, exceto tabelas de dados.
Selecione “Fórmulas” e vá para a seção Opções de cálculo. No lado esquerdo da seção, marque a opção que deseja usar para os cálculos da sua pasta de trabalho. Se você selecionar Manual, poderá opcionalmente marcar a configuração para recalcular a pasta de trabalho antes de salvar. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
11. Formato de arquivo ao salvar
Se precisar de um formato de arquivo específico diferente do formato padrão do Excel , XLSX , você também pode alterar isso. Isso economiza tempo na alteração do tipo de arquivo Salvar como para novas pastas de trabalho.
Selecione “Salvar” e vá para a seção Salvar pastas de trabalho. Ao lado de Salvar arquivos neste formato, escolha o formato na lista suspensa. Você verá opções como versões mais antigas do Excel, CSV , texto e muito mais. Clique em “OK” para salvar sua alteração.
12. Layout da tabela dinâmica
Talvez você use tabelas dinâmicas com frequência no Excel para analisar grandes quantidades de dados . Se você altera constantemente configurações específicas de suas tabelas dinâmicas, ajuste os padrões.
Selecione “Dados” e vá para a seção Opções de dados. Clique em “Editar layout padrão” ao lado de Fazer alterações no layout padrão das tabelas dinâmicas.
Quando a caixa Editar layout padrão for aberta, use as caixas suspensas e os itens das caixas de seleção para fazer suas alterações. Por exemplo, você pode ajustar como os subtotais e totais gerais aparecem em sua tabela.
Clique em “OK” na pequena janela e na janela Opções do Excel para salvar suas alterações.
Economize um pouco de tempo ajustando as mesmas configurações sempre que abrir o Excel, alterando os padrões. E lembre-se, se mudar de ideia mais tarde, basta retornar ao mesmo local nas Opções do Excel e reverter a configuração.