A restrição administrativa em veículos é uma medida tomada pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para impedir que o veículo seja licenciado ou transferido. O objetivo desta restrição é coibir o uso indevido ou o não pagamento de multas e outras obrigações legais.
Para retirar a restrição administrativa do seu veículo, você deve seguir os passos abaixo.
1. Verifique se há alguma multa pendente. Para isso, você deve acessar o site do Detran-SP e realizar uma consulta pelo seu CPF. Se houver alguma multa pendente, ela deverá ser paga antes da retirada da restrição.
2. Após a quitação da multa, realize o pagamento da taxa de serviço de retirada de restrição. A taxa é de R$ 20,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
3. Após o pagamento da taxa de serviço, você deverá comparecer ao Detran-SP com os seguintes documentos:
• Carteira de Habilitação;
• Certidão de Registro de Veículos;
• Comprovante de pagamento da taxa de serviço;
• Documento de identidade.
4. Em seguida, você deverá comparecer ao posto de atendimento do Detran-SP para entregar os documentos e solicitar a retirada da restrição administrativa.
5. Após a entrega dos documentos, é necessário aguardar a análise do processo, que pode demorar até 10 dias úteis. Se tudo estiver em ordem, a restrição será retirada e o veículo poderá ser licenciado e transferido.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Detran-SP através do site http://detransp.sp.gov.br/ ou pelo telefone 0800-770-7373.
A retirada da restrição administrativa de veículos é uma medida importante para garantir a legalidade do veículo e evitar problemas futuros. Seguindo os passos acima, você conseguirá regularizar a situação do seu veículo em pouco tempo.