Você pode usar a validação de dados no Microsoft Excel para impedir entradas de dados incorretas. Mas pode haver momentos em que essa validação não funcione conforme planejado. Para ajudar, você pode usar o recurso Circular dados inválidos.
Com a validação de dados, você pode ter uma fórmula na célula ou já ter dados inseridos na célula. Infelizmente, esses tipos de situações podem ignorar a validação de dados necessária. Se isso acontecer, você poderá acabar com dados incorretos. Vejamos como identificá-lo fazendo com que o Excel o circule para você.
Tratamento de erros com validação de dados
Ao configurar a validação de dados para uma célula ou intervalo, você pode adicionar tratamento de erros ao mesmo tempo. Essa é uma boa maneira de informar ao usuário que o que ele está tentando inserir não é válido.
Você também pode fornecer uma mensagem informando o que devem inserir.
Circule dados inválidos
Um exemplo perfeito de validação de dados que não funciona é quando você usa uma fórmula . Você pode exigir um número, decimal ou data específico. Se o resultado dessa fórmula mudar e os dados não atenderem mais ao requisito, esses dados serão permitidos e você não verá nenhum erro.
Vejamos um exemplo. Aqui temos uma fórmula que soma os valores das células A1 e A2 e coloca o resultado em A3. Temos a validação de dados configurada na célula A3 para permitir apenas um número entre 10 e 20.
A princípio, o resultado da fórmula se enquadra no requisito de validação de dados.
Mas se os números nas células A1 ou A2 mudarem, alterando assim o resultado da fórmula, os dados ainda serão permitidos nessa célula, mesmo que sejam inválidos. Além disso, você não vê uma mensagem de erro.
Nesse caso, você pode usar o recurso Circular dados inválidos.
Vá para a guia Dados, selecione a seta suspensa Validação de dados e escolha “Circular dados inválidos” na seção Ferramentas de dados da faixa de opções.
Você verá então aquela célula com validação de dados e dados incorretos com um círculo vermelho ao redor.
Isso permite que você faça as correções necessárias. O círculo é então removido. Você também pode selecionar Validação de dados > Limpar círculos de validação se quiser aceitar os dados.
Outro excelente exemplo de dados inválidos é se você já possui dados em uma célula e configura a validação de dados. Aqui, temos texto em nossa célula com mais de 10 caracteres. Embora tenhamos configurado a validação para aceitar apenas texto com menos de 10 caracteres, a validação não captura os dados inválidos porque eles são pré-existentes.
Nesse caso, usar Circle Invalid Data funciona conforme o esperado.
Pode haver outros casos além desses exemplos em que dados inválidos chegam a uma célula com validação de dados. Como a Microsoft menciona , isso pode acontecer quando você copia e cola dados na célula, usa o recurso de preenchimento ou executa uma macro. No entanto, você pode simplesmente ver um erro que não permite colar ou preencher os dados. Ou, em alguns casos, a validação dos dados é simplesmente removida.
…as mensagens de validação não aparecerão e dados inválidos poderão ser inseridos se você inserir dados em uma célula copiando ou preenchendo, se uma fórmula na célula calcular um resultado que não é válido ou se uma macro inserir dados inválidos em a célula.
Embora Circle Invalid Data possa não funcionar em cada uma dessas situações adicionais, lembre-se desses outros cenários ao configurar inicialmente a validação de dados . E lembre-se de usar o recurso Circular dados inválidos quando puder.